quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mini-conto: Estripulias

Estripulias
 Os dois filhos músicos ( violão e voz) lançaram um cd _ MPB. Patrocinado pela Secretaria da Cultura da cidade, seria um acontecimento!Ela confirmou sua presença e avisou: vou fashion,de cabelos roxos!Foi uma gritaria: não acredito.Você vai ter coragem? Não faça isso,seus cabelos curtos e grisalhos são tão bonitos,diziam as amigas,todas de cabelos recém-pintados de castanho e dourado.Sua coiffeur foi mais cuidadosa:pesquisou o que poderia ser feito e veio com a notícia-bomba:para fixar a tinta roxa os cabelos virgens teriam que ser descoloridos!Nunca,ela decidiu.Uma brincadeira,sem maiores consequências e depois de um certo tempo os seus adorados cabelos grisalhos de volta,tudo bem.Mas descolori-los? Jamais.Comunicação via net: cabelos roxos adiados sine die.Alívio geral! E lá estava ela,eufórica,gritando "lindos ",pros filhos no palco,na noite do show.
                 Quatro anos se passaram.E hoje Ela ouviu a proposta da nova coiffeur: mousse lilás nos cabelos.Ela aceitou e aprovou.Saiu pelas ruas da cidade.Pessoas conhecidas,e desconhecidas também,elogiaram: você está jovem! Você está fashion heim?! Você é corajosa! Ela ria e agradecia. Por dentro ,a transformação fora inesperada: se sentia livre,com a alma cantarolando.Uma pequena transgressão!  E ela se reconheceu naquela criança que sempre teimava em não morrer. E que sempre fazia estripulias e ria!
                  Mousse vermelha,da próxima vez , quem sabe.Uma salamandra reafirmada.
Maria Neusa,revirando o báu...de novo.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Mini-conto: Delicadezas


Ela fizera sua escolha: passar o Natal e a passagem para 2013 com seu filho,norinha e netos.Foram quinze dias de festas,comidas,brincadeiras
e calor!Agora Ela entra em sua casa,de volta.O silêncio da madrugada a envolve e a faz se sentir benvinda.Empilhou a correspondência e seus olhos descobriram uma pequena pilha de embrulhos.Sua irmã caçula e familia ficaram ali para as festas .Empurrou o cansaço para o lado e foi abrindo um por um: colônia inglesa Capim Limão,do sobrinho-afilhado;trouxinhas perfumadas para as gavetas,deliciosas;um conjunto  de jogo americano,delicado,pintado por uma artista mineira.E finalmente uma sacolinha: lembranças de Amsterdã: um postal de Van Gogh,um marcador de livro de Rembrandt( auto-retrato),um post-itt com "A moça de brinco de pérolas",de Wermmeer e finalmente um imã de geladeira(Ela faz coleção)de um sobrado típico: Sexhouse...maravilhada e grata,Ela empilhou-as no seu criado mudo para curti-las com calma na manhã que quase se anunciava.Antes de conseguir dormir pensou,feliz, em como o amor toma formas tão delicadas.

Maria Neusa em janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Eu sou a mente!


Uma grande mulher, Rita Levi Montalcini, judia que precisou se esconder na II Guerra, Prêmio Nobel de Medicina, morreu aos 103 anos e dois dias antes do seu aniversário, em abril, ela postou no seu facebook:

" Eu perdi um pouco de visão e grande parte da audição.Nas conferências eu não vejo as projeções direito enão me sinto bem com isso. Mas eu penso mais agora do que eu fazia quando tinha 20 anos. O corpo faz o que quer. Mas eu não sou corpo. Eu sou a mente"
Ela acrescenta que é muito importante nunca desistir da vida ou cair na mediocridade e resignação passiva.
Neste último dia do ano agradeço a Rita Levi Montalcini por esta maravilhosa lição de vida e a todos os que nos fazem pensar .
Feliz 2013 para todos os amigos e amigas !



Acordemos,pois!




" É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."

Depois que Carlos Drummond de Andrade escreceu esses versos,nada mais precisa ser dito.
Desejo a minhas amigas e  aos amigos  um ano de paz e amor.

Maria Neusa em janeiro de 2013